Primeiras impressões de minha visita à China

por Luiz Paulo Vellozo Lucas

Zhuhai

Precisaria de mil posts para descrever o que dez dias de intensa programação de visitas, reuniões, jantares e conversas com lideranças locais em Zhuhai, na China, fizeram com minha cabeça.

O capitalismo de estado chinês, a combinação de Sun Tzu, Confúcio e Michael Porter, com estilo da NEP (Nova Política Econômica) tentada por Lenin na URSS, empreendido por uma civilização milenar, vertebrada por uma cultura e valores extraordinariamente sólidos, é, por si só, um objeto de estudo fascinante.

Quando comparado e vivenciado simultaneamente com a “debacle” do Lulo-petismo no Brasil, a fascinação se politiza e vai virando uma sequência de novas reflexões, exemplos e argumentos que consolidam minha visão sobre o gigantesco erro estratégico do Brasil sob o atual governo.

Zhuhai tem 1,6 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de US$ 19,2 mil. É um arquipélago de 190 ilhas no delta do rio Pérola, vizinha de Macau e Hong Kong. É uma cidade linda, arborizada, rica e muito bem cuidada. O prefeito Jiang Ling, um engenheiro com Ph.D. nos EUA, que conhece Vitória, nos acha muito parecidos. Achei gentileza dele embora considere nosso patrimônio natural mais bonito.

Nossa delegação acompanhou pela internet a derrota da seleção brasileira para o Paraguai e minha cabeça, já sobrecarregada, transbordou…

A nota de cem Yuans tem a efígie de Mao.

Fiquei pensando em Macunaíma …

E muito feliz por voltar amanhã pra casa.

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Capixaba, 58 anos, pai do André, Laura e Rafael – e avô do Dante.
Engenheiro de produção formado pela UFRJ, pós-graduado em desenvolvimento econômico (BNDES) e economia industrial (UFRJ).
Funcionário do BNDES desde 1980, professor da PUC-RJ e da FDV e atualmente sou presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>