Pensar e agir em direção a um futuro próspero

Vivemos no Brasil um momento especial onde o efeito combinado de duas crises está presente. A crise ambiental relacionada com a incapacidade de respeitar os limites do planeta, agravada pela fragilidade das instituições reguladoras da economia global e do sistema financeiro internacional; a crise politica e econômica nacional, que reflete o esgotamento do projeto de poder que atualmente governa nosso país e que inicia seu quarto período imerso em escândalos e desmoralização sem precedentes.

A conjuntura nacional encontra-se dominada pela desorganização das finanças públicas do país de tal maneira que agora – enquanto outros países se recuperam das dificuldades econômicas mundiais – nos afundamos no atoleiro da recessão, do desemprego crescente e do choque de tarifas públicas. A desorganização populista atingiu impiedosamente o setor de energia e de petróleo a partir de um discurso nacionalista requentado e vazio, equivocado tecnicamente e totalmente ineficiente, causando uma queima brutal de valor na economia, no setor e na Petrobras.

A percepção desses fatos demorou a se cristalizar na sociedade brasileira, mas eis que o momento parece, enfim, adequado para pensarmos no que precisamos fazer para construirmos um presente que seja decente e um futuro que se mostre digno. Precisamos de educação de qualidade, trabalho produtivo e, principalmente, de instituições eficientes.

No governo do Espirito Santo, sob a liderança do governador Paulo Hartung, estamos enfrentando a conjuntura de dificuldades de frente, falando a verdade sobre as restrições e organizando as escolhas coletivas que precisam ser feitas com responsabilidade e transparência. No BANDES, vamos reinventar nossas políticas operacionais para priorizar as oportunidades da economia verde, da economia criativa, das exportações e do turismo internacional favorecidos pela desvalorização cambial, além de reforçar nossa atuação na agricultura e no crédito para pequenas e médias empresas.

Pensar e agir em direção a um futuro próspero

É a isso que se propõe esse Blog. Pensar o presente do país, pontuando as necessárias críticas, para avançarmos rumo a uma sociedade efetivamente do século XXI. Pensar, portanto, aqueles elementos que são centrais nesse processo: POLÍTICA, ECONOMIA E CULTURA.

Para tal, além das minhas próprias visões e opiniões, contarei com o apoio de alguns dentre os inúmeros amigos que fiz em quarenta anos de trabalho e militância. Além disso, o Blog irá apresentar dicas de livros e filmes, links de artigos, posts de outros blogs ou sites, entrevistas e matérias de jornais, rádios e tvs, sempre com o intuito de pensar como o presente pode ser melhor e ser uma ponte para o futuro.

Esse Blog está aberto para receber a sua visita e as suas críticas e contribuições. Só seremos capazes de enfrentar a crise se adotarmos uma atitude positiva diante dos desafios. Mais que nunca é preciso sonhar junto um futuro melhor e apostar em iniciativas e ações transformadoras.

Obrigado por sua visita, volte sempre.

Luiz Paulo Vellozo Lucas

This Post Has One Comment

  1. Raniella Dornelis da Silva Santos

    Muito interessante. Espero conseguir absorver as informações e através delas ampliar minha visão (pensar) e poder colaborar de alguma forma (agir). Gostei muito. Um futuro própero para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>