História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI

por Luiz Paulo Vellozo Lucas

Resenha

Míriam Leitão é uma jornalista e escritora de mão cheia. Ela combina o respeito e a defesa da democracia com uma capacidade pronunciada de analisar a política e, principalmente, a economia. Esta última não só levando em conta os elementos tradicionais da macro e da microeconomia, mas percebendo aspectos que hoje e cada vez mais tem impacto no desenvolvimento econômico das nações. Ela trata de temas como meio ambiente, no que diz respeito à preservação e no uso de novas fontes de energia, pensa a tecnologia e a educação. Paro por aqui, já estou entrando no assunto do livro, rsrsrs. Volto adiante.

Entre suas várias qualidades de escritora ela agora escreve também livros infantis. Multiversão. Ela é do rádio, da TV, do impresso e do online. CBN, Globo News, Globo e vários outros e o próprio site. Multimídia.

Esse livro que aqui comento hoje é dos melhores (se não for o melhor), mas, com certeza, pelo momento e pelo tema, é, ao meu juízo, o mais importante de Míriam Leitão. Nele ela faz esse exercício o qual o país, pelo inebriamento falso da riqueza fácil prometida nos últimos anos do lulopetismo, precisa fazer: PENSAR O FUTURO.

Pensar o futuro, da maneira que o História do Futuro nos apresenta, não é um simples exercício de futurologia, um discurso de achismos. Inclui aquilo que ela tão bem soube fazer: selecionar temas relevantes para o futuro do país, ouvir especialistas e cidadãos sobre perspectivas e cenários, pensar os elementos estratégicos do desenvolvimento do país, apontar nossos pontos fortes e fracos, o que precisamos fazer para superar os estrangulamentos. O livro também é uma aula de metodologia sobre planejamento estratégico.

Os temas de que trata, que comecei citando acima são: meio ambiente, preservação e uso de novas fontes de energia; tecnologia e a educação; demografia e educação; economia e classe média; agricultura; saúde; cidade e mundo, e, também, política.

Míriam Leitão faz um livro de qualidade, pois trabalha com dados e análises, trabalha com aspectos positivos e negativos, trabalha com potencialidades e problemas, em todos os campos.

Esse é um livro que todos aqueles que acreditam no potencial do Brasil em se tornar efetivamente um país desenvolvido devem ler, especialmente em momentos desesperançados como os que vivemos atualmente. Ele nos mostra o quanto avançamos ao longo do tempo e todas as possibilidades que temos para construir um futuro melhor. Nos mostra, no entanto, que devemos encarar nossos fantasmas e partir para o trabalho e esforço planejado e constante, com planejamento, com projeto, com o futuro nas mãos.

Futuro que, por óbvio, não é certo, mas que, pelas riquezas que temos – humanas e naturais – podemos construir com alta qualidade. O livro vale, demais, a leitura.

História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI
Míriam Leitão (2015)
496 páginas

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Capixaba, 58 anos, pai do André, Laura e Rafael – e avô do Dante.
Engenheiro de produção formado pela UFRJ, pós-graduado em desenvolvimento econômico (BNDES) e economia industrial (UFRJ).
Funcionário do BNDES desde 1980, professor da PUC-RJ e da FDV e atualmente sou presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>