Governo Dilma nota zero

por Luiz Paulo Vellozo Lucas

É muito pior…

Ontem comentei aqui apenas um aspecto da última pesquisa CNT-MDA. É a rodada 128. Uma pesquisa que a CNT realiza desde 1998, o que nos permite um acompanhamento da série e as devidas comparações entre momentos diversos e diferentes governos.

Para tristeza de Dilma, Lula e do PT, como destaquei ontem, a presidente Dilma conquistou o nada honroso posto de presidente mais mal avaliada de todos esses anos. Nunca antes na história…., mas a pesquisa nos revela alguns elementos interessantes.

Ela nos mostra que 78,3% dos respondentes estão acompanhando a Operação Lava Jato – Petrobras e que desses 69,2% consideram a presidente Dilma culpada pela corrupção na Petrobras e 65% consideram o ex-presidente Lula também responsável.

As pessoas tem a clara percepção dos prejuízos econômicos da corrupção na Petrobras, 86,8% respondem que pensam assim. No entanto, preocupa que ainda exista e persista, mesmo depois do Mensalão, um fantasma da impunidade. 67,1% não acredita que os envolvidos na corrupção da Petrobras serão punidos, só 30% pensam que sim, serão punidos.

A descrença na capacidade do governo em combater a corrupção na Petrobras, em que pese as repetidas assertivas da presidente e do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também é grande, 52,5% não acreditam que isso acontecerá. Um governo desacreditado em todas as áreas. Da economia à política, das ações sociais ao combate à corrupção.

Ainda no que tange à corrupção existe uma percepção acentuada de que a corrupção é um problema para o país. 90,5% consideram a corrupção o principal ou um dos principais problemas do país. Mais uma realização dos governos Lula-Dilma.

Para destacar um aspecto que envolve a questão humana, social, vale chamar atenção para o fato de que 50% temem ficar desempregado e que 69,9% conhecem alguém que ficou desempregado nos últimos meses.

Não é portanto de se estranhar que a popularidade da presidente esteja em níveis irrisórios e com tendência de queda. Talvez, quem sabe, ela consiga ficar dentro da margem de erro. Tendendo, assim, a Zero de ótimo e bom. É isso que o governo dela merece. É mesmo um governo Dilma nota zero.

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Capixaba, 58 anos, pai do André, Laura e Rafael – e avô do Dante.
Engenheiro de produção formado pela UFRJ, pós-graduado em desenvolvimento econômico (BNDES) e economia industrial (UFRJ).
Funcionário do BNDES desde 1980, professor da PUC-RJ e da FDV e atualmente sou presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>