De Pixuleco e Pixulés

por Luiz Paulo Vellozo Lucas

Procurando o “Pixuleco”

Procuro em dicionários online a definição de Pixuleco. Estou em busca, digamos, de uma definição mais formal do termo que virou referência dessa “República de Falcatruas” lulo-dilmista.

No Dicionário Informal encontro a definião de Pixulé. Significa “um dinheirinho para agradar; pequena quantidade de dinheiro; gratificação ou gorjeta”. No Dicionário Michaelis nem pixulé, nem pixuleco. No Dicionário Online de Português, mesmo resultado. Nos Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e no Dicionário do Aurélio Online também não tive sucesso. Esses dicionários precisam de atualização.

Fiquemos com o Dicionário Informal. Pixulé, portanto, capta a ideia de Pixuleco na sua primeira definição (um dinheirinho para agradar), mas não a dimensão do que estamos descobrindo etapa após etapa da Operação Lava Jato.

Hoje, dia 03 de agosto, tivemos a 17ª fase da Operação, denominada Pixuleco, vergonhosa, mas criativa, ironia. Sabe-se lá qual será a última. Quinquagésima? Centésima? Milésima?

Na Operação Pixuleco foram presos, entre outros, as seguintes pessoas: prisão preventiva: José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil; Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura, lobista; Celso Araripe, gerente da Petrobras; prisão temporária: Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de José Dirceu; Roberto Marques, ex-assessor de José Dirceu; Olavo Hourneaux de Moura Filho; Júlio Cesar dos Santos; Pablo Alejandro Kipersmit.

Um dado estarrecedor revelado pela equipe da Lava Jato que falou ainda hoje pela manhã foi a de que todo o Pixuleco começou quando o senhor José Dirceu ainda era Ministro-chefe da Casa Civil. Ou seja, o Mensalão foi apenas um “pequeno” esquema descoberto dentro desse Pixuleco geral que se estabeleceu no país desde que o senhor Lula da Silva se instalou na Presidência da República.

Um jornalista, durante a entrevista coletiva, perguntou ao pessoal responsável pela Operação Pixuleco se haviam chegado aos chefes do esquema. Não houve resposta conclusiva. Ao que parece, mais uma vez, o chefe geral, o comandante, o capo di tutti capi ainda não foi, mas um dos chefes já está, mais uma vez na cadeia: José Dirceu. Está virando um habitué de celas e prisões, talvez tenha mesmo que se acostumar. Ele e vários outros.

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Capixaba, 58 anos, pai do André, Laura e Rafael – e avô do Dante.
Engenheiro de produção formado pela UFRJ, pós-graduado em desenvolvimento econômico (BNDES) e economia industrial (UFRJ).
Funcionário do BNDES desde 1980, professor da PUC-RJ e da FDV e atualmente sou presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>