Bandes Comunidades: exemplo de ação em prol do desenvolvimento

por Luiz Paulo Vellozo Lucas

Pequenas ações, grandes impactos.

O desenvolvimento das comunidades capixabas tem a partir de agora um novo e importante instrumento para promover a geração de trabalho e renda e, portanto, melhorar a vida dos cidadãos: o Bandes Comunidades.

Ele foi lançado esta semana no bairro Jesus de Nazareth, já com o primeiro financiamento de um projeto, a conclusão da pousada do conhecido músico capixaba Chico Lessa.

O Bandes Comunidades faz parte da nossa proposta de desenvolvimento em rede para o Espírito Santo, que aponta para a ação de diversas instituições, como o Sebrae e a ADERES (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), mas que quer destacar, principalmente, aqueles que promovem o desenvolvimento no estado: os empreendedores das próprias comunidades, aproveitando as vocações que já existem e desenvolvendo as potencialidades presentes em cada local.

O Bandes Comunidades permite patrocinar projetos com até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em tudo que possa gerar renda. Nas áreas de serviço, comércio, artesanato etc.

O que nos dá mais satisfação é perceber como a partir desses exemplos as comunidades vão se mobilizando e pensando em novas possibilidades de ampliação de seus negócios. Na entrevista que concedi ao Bom Dia ES, para falar sobre o lançamento do projeto, estava comigo a Fernanda, moradora de Jesus de Nazareth, que faz um trabalho com os turistas no bairro, com rapel, canoa havaiana e divulgação do polo gastronômico da comunidade. Ela já pensa na possibilidade de adquirir um barco para dar a volta na Baía de Vitória com os turistas. Emocionante.

Assim, estou convencido, conseguiremos, como devem os governos, auxiliar de maneira prática, objetiva, mas também de forma sustentável e impactante para as realidade locais, o crescimento das comunidades. Fugindo da crise e promovendo o desenvolvimento.

Um primeiro e importante passo. Assim, vamos promovendo o desenvolvimento das cidades.

 

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Luiz Paulo Vellozo Lucas

Capixaba, 58 anos, pai do André, Laura e Rafael – e avô do Dante.
Engenheiro de produção formado pela UFRJ, pós-graduado em desenvolvimento econômico (BNDES) e economia industrial (UFRJ).
Funcionário do BNDES desde 1980, professor da PUC-RJ e da FDV e atualmente sou presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>